terça-feira, 30 de março de 2010

Geografia - Professora Odiléa

Rio, 09 de março de 2010

De acordo com o significado original de seu nome grego (ge(o),'terra' e graphein,'descrever') a geografia tornou-se limitada durante muitos anos a descrever a terra. Hoje, porém, seu papel vai muito além. Atualmente essa ciência estuda as relações entre elementos físicos e humanos nos diferentes lugares da terra, desde as pequenas áreas como um bairro ou uma pequena cidade até espaços, maiores como os países e os continentes.
É bastante complexo o trabalho de descrever, analisar e interpretar a terra e os fenômenos físicos e humanos que sobre ela atuam.
Por esse motivo a geografia apresenta divisões que facilitam o estudo da paisagem criada pela natureza e continuamente alterada pela própria natureza e pelo homem.

Paisagem natura – nunca foi tocada pelo homem
Paisagem modificada ou artificial – quando foi alterada pelo homem.

Uma dessas divisões é a Geografia Física que estuda a superfície da terra e os fenômenos físicos, o clima, a vegetação, a atmosfera, o relevo, as águas oceânicas e continentais e até mesmo o planeta Terra como unidade do sistema solar.

________________________________________________________

Rio, 16 de Março de 2010.

Continuação


Essa parte da geografia utiliza-se de mapas físicos para elaborar suas análises. Esses mapas têm a função de mostrar as características de relevo, clima, vegetação e os demais aspectos naturais de uma região.
O estudo de grupos humanos, populações, uso da terra, vias de transporte, características políticas e econômicas dos países pertence ao campo da Geografia Humana. Da mesma forma que a geografia física, a geografia humana também utiliza mapas.
Uma das subdivisões mais importantes da geografia humana é a Geografia Econômica que estuda a produção, a distribuição e o consumo dos diferentes bens obtidos no espaço geográfico.
A geografia descreve e analisa fenômenos ocorridos na superfície terrestre.
Para nos orientas no espaço terrestre precisamos de pontos de referência. Os pontos de referência adotados em todo mundo são os pontos cardeais: Norte, boreal ou setentrional; Sul austral ou setentrional; Leste, ou oriental e o Oeste, ou Ocidental, são comumente indicados apenas pelas iniciais: N, S, L, O.
- Pontos Colaterais: Noroeste (No); Nordeste (Ne); Sudeste (Se), Sudoeste (So). Uma indicação ainda mais precisa é possível com o acréscimo dos pontos sub-colaterais: Norte-noroeste (NNO); Norte-nordeste (NNE); Sul-sudoeste (SSO); Sul-sudeste (SSE), Leste-sudoeste (ENE); Leste-sudeste (ESE); Oeste-Noroeste (ONO) e Oeste-sudoeste (OSO).

A figura que nos indica todos estes pontos chama-se Rosa-dos-Ventos ou Rosa-dos-Rumos. Podemos nos orientas pelo sol, pela lua, pelo cruzeiro do sul (só é possível pelos habitantes do hemisfério sul) e pela Estrela Polar (só é possível pelos habitantes do hemisfério Norte). No século X, a bússola foi inventada pelos chineses e contribuiu grandamente para o progesso das navegações.


_______________________________________________________________

Rio, 23 de março de 2010.

Continuação


Latitude e Longitude.

São pontos de referência mais precisos que os pontos cardeais. As latitudes e longitudes compõem as coordenadas geográficas de um lugar.
Para de obterem essas coordenadas estabeleceram-se como referenciais o Equador que divide a terra em dos hemisférios: norte e sul e é eqüidistante dos pólos; e o Meridiano de Greenwich, que passa pelos dois pólos e divide a terra em hemisfério Ocidental e hemisfério Oriental.
As coordenadas facilitam a localização, mas para torná-la precisa é necessário definir com exatidão quanto um ponto está distante do Equador e do Meridiano de Greenwich. Por essa razão, traçaram-se na superfície da terra outras linhas imaginárias paralelas à do Equador denominadas paralelos, que indicam a latitude do lugar.
A latitude é a distância (em graus) entre o Equador e qualquer ponto ao norte ou sul da superfície terrestre.
A longitude é a distância (em graus) entre o Meridiano de Greenwich e qualquer ponto ao norte ou sul da superfície terrestre.

Atividades


1) Qual o papel da geografia atualmente?

2) Por que a geografia apresenta divisões de quais são essas divisões?

3) Qual a principal diferença entre Geografia Física e Geografia Humana?

4) Qual a importância dos pontos de referência e quais são eles?

5) Qual o nome da figura que indica todos os pontos de referência?

6)Além da orientação pelo sol, quais os outros astros que podemos nos orientar?

7) Qual a importância da bússola?

8) Como as coordenadas geográficas são compostas?

9) O que é necessário para obter as coordenadas geográficas de um lugar?

10) Definir latitude:

11) Definir longitude:



4 comentários:

  1. amei o blog ta ótimo
    vai ajudar bastante msm!!!
    obrigada *-*

    ResponderExcluir
  2. A questão 2 de química contem incorreções na resolução:
    x=14g; w=6g e y=42 e não 56 como está na resolução. Desta forma o ítem b tambem se prova a Lei de Proust.

    ResponderExcluir
  3. Na tabela que mostra os dados da decomposição da amônia, os produtos da reação são nitrogênio e hidrogênio, e não oxigênio como está colocado.

    ResponderExcluir